PROGRAMA DE ENGENHARIA QUÍMICA | COPPE | UFRJ

NUCAT
Você está aqui: Home » Projetos
>> DESTAQUES

NOTÍCIAS

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomVision.Com
NUCAT Convida: Prof. R. Mohan Sankaran

NUCAT Convida: Prof. R. Mohan Sankaran

  Para nosso próximo seminário de grupo, gostaríamos de gentilmente convidar a todos para a apresentação do Prof. R. Mohan Sankaran, professor da University of Illinois at Urbana-Champaign, intitulada "Plasma-Liquid…

Leia Mais

Livro do Prof. Schmal recebe destaque

Livro do Prof. Schmal recebe destaque

  O livro Heterogeneous Catalysis and its Industrial Applications, do Prof. Emérito Martin Schmal, recebe destaque internacional na editora Springer. Desde seu lançamento, em 2016, já foram mais de 19000 acessos.…

Leia Mais

NUCAT Convida: Prof. Fábio Barboza Passos

NUCAT Convida: Prof. Fábio Barboza Passos

    Para nosso próximo seminário de grupo, gostaríamos de gentilmente convidar a todos para a apresentação do Prof. Fábio Passos, professor titular da UFF, intitulada "Modificação de sítios metálicos…

Leia Mais

Projetos

O NUCAT partiu com um projeto encomendado a FINEP tendo como base montar uma infraestrutura básica para desenvolvimento de projetos acadêmicos e aplicados. O projeto inicial permitiu a aquisição dos equipamentos de caracterização química e físico-química fundamentais para analise de estruturas e morfologias e de superfície de catalisadores, bem como de testes catalíticos reais. O apoio inicial da FATEC, OXITENO E PETROBRAS foi fundamental para a instalação dos equipamentos e a montagem da estrutura do NUCAT, bem como para a contratação de pessoal especializado.

Projetos Institucionais

Projetos institucionais foram obtidos durante vários períodos em amplas chamadas, como  PRONEX , PADCT, CTEnergia, UNIVERSAL, FAPERJ (multiusuários) e individuais, permitindo assim atualizar equipamentos e implementar analises  “in situ”. Foram importantes os apoios para formação de pessoal (doutorado, pós-doc, mestrado) do CNPq, da CAPES e FAPERJ, que permitiram ininterruptamente manter o NUCAT em posição destacada no cenário acadêmico a aplicado. Cabe destacar o apoio continuo da FINEP para a manutenção de pesquisadores especialistas no quadro do NUCAT.

Ao longo dos anos, têm sido mantidos com o apoio do CNPq, programas de colaboração e intercâmbio com laboratórios de catálise da França, EUA, Bélgica, Espanha, México, Argentina, Alemanha e Venezuela.

É parte inseparável da política do NUCAT a interação com outras instituições de ensino e pesquisa no país e no exterior.  Dentro desse esforço e fiel a sua concepção original, o NUCAT vem atendendo diversas solicitações de utilização de suas facilidades analíticas para projeto e caracterização de catalisadores provenientes de diferentes unidades.

 

Projetos com INDUSTRIAS

Apesar de ser uma atividade tradicional, os serviços prestados pelo NUCAT, através da COPPETEC, são motivo de constante reflexão no que diz respeito à sua natureza. Estes serviços não devem ser competitivos com as empresas de engenharia e sim trazer algo desafiante e inovador, seja no campo científico, seja no campo tecnológico.

No que concerne a testes e análise rotineiros, o NUCAT evita realizá-los, já que existem diversos institutos por todo país perfeitamente capacitados a desempenhar esta função. As exceções eventuais referem-se a serviços para os quais sejam necessários equipamentos específicos disponíveis somente na Instituição ou com pouco similares no Brasil.

Além das indústrias, o NUCAT tem colocado sua competência à disposição dos governos federal, estadual e municipal, baseado na filosofia de criação da COPPE de um retorno à sociedade pela sua contribuição na manutenção de um órgão público.

Os recursos oriundos da coppetec são investidos na Instituição e se revestem de grande importância para o financiamento da pesquisa básica, de teses de mestrado e doutorado e para a manutenção dos laboratórios.

Os projetos e serviços desenvolvidos no NUCAT seguem a seguinte classificação:

2.1       Projetos com mantenedores

As empresas mantenedoras podem associar-se ao NUCAT através de uma cota anual de 25 mil dolares, tendo preferencia nos projetos de desenvolvimento e em estudos inovadores realizados em amplas pesquisas do NUCAT.  Tem descontos de 50% nos projetos de encomenda até atingir o valor desenbolsado durante um periodo.

2.2       Projetos contratados

Neste caso a Indústria procura o NUCAT para a pesquisa ou desenvolvimento de um produto ou processo, com interesse de curto ou médio prazo.

2.3       Projetos cooperativos

Esta interação acontece quando mais de uma empresa tem interesse em um determinado desenvolvimento e assim é estabelecido um consórcio onde os custos são divididos entre os patrocinadores. Os contratos de sigilo são rigorosos. Esta forma tem sido incentivada pelo governo em programas especiais.

2.4       Consultorias

Esta terminologia é adotada quando a empresa contrata um professor ou pesquisador para a resolução de um problema pontual ou ainda como consultor permanente que acompanhe algum desenvolvimento realizado por seus técnicos.

2.5       Pareceres, Laudos e Análises

Trata-se de um caso especial de consultoria e são requisitados quando a empresa deve atender a exigências de governos, especificações de produto, dentre outros.

2.6       Transferência de Tecnologia

Este tipo de interação ocorre na transferência de processos e produtos já concluídos e patenteados. Pressupõe-se aqui verbas orçamentárias consideráveis, possibilitando que a qualidade da pesquisa se encontre na fronteira do conhecimento e que a tecnologia desenvolvida seja competitiva com o mercado externo.

Ανδρικά Nike

Parceiros

UFRJ CAPES

COPPE FAPERJ

FINEP Oxiteno

CNPq Petrobras

Newsletter