PROGRAMA DE ENGENHARIA QUÍMICA | COPPE | UFRJ

NUCAT
Você está aqui: Home » Casos de sucesso em interação com a Indústria
>> DESTAQUES

NOTÍCIAS

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomVision.Com
NUCAT Convida: Prof. R. Mohan Sankaran

NUCAT Convida: Prof. R. Mohan Sankaran

  Para nosso próximo seminário de grupo, gostaríamos de gentilmente convidar a todos para a apresentação do Prof. R. Mohan Sankaran, professor da University of Illinois at Urbana-Champaign, intitulada "Plasma-Liquid…

Leia Mais

Livro do Prof. Schmal recebe destaque

Livro do Prof. Schmal recebe destaque

  O livro Heterogeneous Catalysis and its Industrial Applications, do Prof. Emérito Martin Schmal, recebe destaque internacional na editora Springer. Desde seu lançamento, em 2016, já foram mais de 19000 acessos.…

Leia Mais

NUCAT Convida: Prof. Fábio Barboza Passos

NUCAT Convida: Prof. Fábio Barboza Passos

    Para nosso próximo seminário de grupo, gostaríamos de gentilmente convidar a todos para a apresentação do Prof. Fábio Passos, professor titular da UFF, intitulada "Modificação de sítios metálicos…

Leia Mais

Casos de sucesso em interação com a Indústria

 

Caso da Nitrocarbono

A Nitrocarbono substituiu o catalisador que tinha pouca durabilidade por um catalisador diferente. Antes da definição de compra o NUCAT participou de performance do catalisador, através de ensaios em laboratório e na Unidade de testes semi-industrial da Oxiteno. Através de estudos de condições de pretratamento de redução, de avaliação da atividade e estabilidade com a carga industrial, otimizaram-se os pretratamentos que foram adotados industrialmente. A primeira carga durou mais de três anos consecutivos, comparado com o anterior que teve uma duração máxima de 6 meses. O processo de ativação desse catalisador foi patenteado pela Nitrocarbono. Houve uma economia de cerca de 10 milhões de dolares.

Caso da Ciquine 

O processo de hidrogenação de aldeidos  operava normalmente a pressões de 100 atm com o catalisador comercial. Estudos de avaliação de catalisadores concorrentes foram feitos numa unidade de laboratório (scale down) nas mesmas condições industriais, concluindo-se que o compromisso entre a atividade e a seletividade dos produtos dependia dos catalisadores testados. Avaliações das condições operacionais mostraram que foi possível obter resultados semelhantes com pressões mais baixas de 30 atm sem comprometer a eficiência do processo. Esta unidade está operando há anos com uma pressão de 40 atm com as condições de ativação dos catalisadores estudadas.

Caso da Petrosix

O processo de hidrotamento de óleo de Xisto foi desenvolvido no NUCAT, com o apoio da FIPEC, utilizando um sistema trifásico a alta pressão (120atm) e temperaturas de 4300C e um catalisador comercial. O processo é inovador e a planta da unidade foi transferida a empresa que a modernizou e atualmente opera com sucesso, em substituição ao leito fixo, resolvendo uma série de problemas operacionais existentes neste processo convencional.

Caso da Atlas (Ultra)

Um processo industrial antigo da ATLAS com tecnologia alemã foi em sistema batelada e com catalisadores homogêneos apresentava problemas de difícil controle das variáveis de operação e de rendimento. Um estudo em escala de laboratório determinando os parâmetros cinéticos permitiu otimizar o processo dobrando o rendimento e controle automático. Além disso  foram feitos vários catalisadores que aumentaram significativamente o rendimento do processo, que hoje apresenta um rendimento equivalente aos processos novos contínuos. Este sistema foi patenteado pela ATLAS/Ultra.

Caso da Rodhia

Um catalisador  de Ni desativou no processo de hidrogenação de oleos vegetais. Analises pos reação mostraram que a causa foi sinterização do catalisador. Este resultado, verificado por difração de raio x, foi utilizado pela Rodhia para solucionar o processo em andamento.

Caso da Copene

O processo de desproporcionamento implantado pela COPENE utiliza um catalisador que estava previsto para uma duração máxima de 3 anos, mas operava satisfatóriamente há mais de 5 anos. Estudos desenvolvidos no NUCAT permitiram concluir  quais as condições limites que este catalisador pode suportar. Este estudo permitiu que a COPENE operasse com condições mais drásticas sem afetar a vida do catalisador.

Caso da GETEC

Um processo de hidrogenação de polialcoois usando catalisadores Ni-Raney foi estudado visando aumentar o rendimento do processo, introduzindo promotores. Trata-se de um processo em fase líquida. Foram desenvolvidos, com o apoio do PADCT, novos catalisadores promovidos, que apresentaram altas seletividades e atividades. Com esses catalisadores é possivel aumentar a capacidade do processo em andamento.

Caso da Oxiteno

A produção de catalisadores de zinco pela OXITENO visando processos de adsorção foi aqui tema de estudo para catalisadores de hidrotratamento. Foi estudado o catalisador de oxidação  de  etileno  e de hidrotratamento que teve desempenho semelhante aos usuais, com vantagens adicionais de adsorção.

Casos da Petrobras

Foram desenvolvidos catalisadores para a Sintese de Fischer-Tropsch . Foram feitos várias sínteses e testados a alta temperatura e alta pressão. Um catalisador foi patenteado junto com a CBMM e previsto para uso na nova unidade FT em desenvolvimento.

Além disso, foram desenvolvidos diferentes catalisadores de metais nobres sobre Zeolitas para processos de hidrotratamento. Foram desenvolvidos catalisadores de combustão, já aplicados e testes de catalisadores para desativação em processos industriais (CD). Atualmente estão em andamento estudos de gaseificação de biomassa.

Caso da Copesul e  Petroquímica União

Foram testados catalisadores comerciais para uso em Pirolise de gasolina, particularmente testes de ativação, desativação e regeneração . Os resultados permitiram selecionar o catalisador comercial mais adequado para o processo, com mudanças de fornecedores.

Caso MCT – Desenvolvimento de Celula a Combustivel

O projeto PADCT  promovido pelo MCT progamou um plano de desenvolvimento de uma Celula a Combustivel para produzir energia da ordem de 50 Kwh. Foram sintetizados os catalisadores para as diferentes etapas e finalmente um projeto básico de  engenharia. Este projeto foi desenvolvido por diferentes universidades do pais e coordenados pelo NUCAT e INT.

latest adidas soccer boots messi 2016 shoes , Air Jordan 1 Retro High OG Wmns "Panda" CD0461-007 Women/Men Super Deals, Price: $98.03 - Air Jordan Shoes, 2009 air max for women size 9

Parceiros

UFRJ CAPES

COPPE FAPERJ

FINEP Oxiteno

CNPq Petrobras

Newsletter