Responsável: Drª Neuman Solange de Resende (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )
Inspirando-se na natureza, onde o CO2, juntamente com a água, é processado através da fotossíntese, que utiliza energia solar para produzir carboidratos e O2, o objetivo da fotossíntese artificial é utilizar a luz solar para gerar produtos com elevado conteúdo energético, partindo dos mesmos substratos.
A redução do dióxido de carbono (CO2) a ácido fórmico ou metanol representa uma reação de grande interesse, tendo em vista dois dos principais problemas da atualidade: o aquecimento global e a diminuição das reservas dos combustíveis fósseis. A possível utilização de energia solar na redução de gases de efeito estufa, em particular o CO2, é por si só de enorme interesse econômico e energético. Ressaltando que o uso de materiais que possam utilizar a porção visível do espectro luminoso contribuiria para garantir a viabilidade econômica do processo.
Esta linha de pesquisa tem como objetivo geral o desenvolvimento de um sistema integrado de caracterização e avaliação, envolvendo o uso de catalisadores inorgânicos na promoção das reações da fotossíntese artificial, mais especificamente, da etapa de redução do CO2 com H2O, visando à produção de metano e alcoóis primários. É dada continuidade aos estudos de formulação, obtenção e caracterização tanto de catalisadores suportados de óxidos binários, quanto de catalisadores nanoestruturados (nanopartículas, nanotubos e nanofios) impregnados com óxidos metálicos.